Após a queda no número de casos da covid-19, o Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), criou estratégias para amenizar a fila de rondonienses que aguardam por cirurgias eletivas. Neste ano, de janeiro a abril, já foram realizadas 4.897 cirurgias eletivas, entre diversas especialidades.
Para a secretária de Estado da Saúde, Semayra Gomes a retomada na realização das cirurgias eletivas marca um importante momento para a Saúde em Rondônia. “As cirurgias de certa forma foram paralisadas no período mais crítico da pandemia. Respiro aliviada ao saber que vários pacientes que aguardavam começam a ser atendidos”, afirma.
No Hospital Regional de Cacoal foram realizados 1.599 (mil, quinhentos e noventa e nove) procedimentos cirúrgicos; no Hospital de Urgência e Emergência do município, 462 (quatrocentas e sessenta e duas) cirurgias, totalizando 2.061 (dois mil e sessenta e um) pacientes operados somente em Cacoal.
Em Porto Velho, 948 (novecentos e quarenta e oito) procedimentos foram finalizados no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro; 1.343 (mil, trezentos e quarenta e três) no Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II e 349 (trezentos e quarenta e nove) no Hospital Retaguarda de Rondônia.
Já em Extrema, foram realizadas 156 (cento e cinquenta e seis) cirurgias; 23 (vinte e três) em São Francisco do Guaporé e 17 (dezessete) procedimentos em Buritis.
Durante o mesmo período também foi elaborado o projeto “Opera Rondônia”, que visa disponibilizar recursos financeiros para que os hospitais tenham condições necessárias para realizar os procedimentos cirúrgicos em seus municípios.
O programa oferece mais 10.855 (dez mil, oitocentos e cinquenta e cinco) procedimentos eletivos para realizar no período de seis meses. Os municípios contemplados pela ação são: Nova Mamoré; Porto Velho; Ariquemes; Jaru; Ouro Preto do Oeste; Ji Paraná; Pimenta Bueno; Espigão D’ Oeste; Cerejeiras e Vilhena.
Para realização dos procedimentos cirúrgicos, o Poder Executivo repassou o valor de R$ 16.803.910,20 (dezesseis milhões, oitocentos e três mil, novecentos e dez reais e vinte centavos) para a Prefeitura de cada município contemplado para que fossem realizadas as cirurgias.
Fale conosco
Para aprimorar o contato com a população, as sugestões, reclamações, elogios, denúncias ou solicitações devem ser dirigidas à Ouvidoria do Governo do Estado de Rondônia, pelo telefone 0800-647-7071.
Fonte
Texto: Ludmary Nascimento
Fotos: Breno Vilar
Secom – Governo de Rondônia