A educação sempre foi uma das bandeiras do governador, coronel Marcos Rocha, União Brasil (44), desde que assumiu o comando do Estado. Entre os investimentos está a educação profissional, com os cursos oferecidos pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) que recebeu uma nova sede em Porto Velho em maio deste ano.
“Sou militar, mas também sou da educação. Fui professor durante muitos anos, diretor do colégio Tiradentes, cheguei a ser secretário de educação do município de Porto Velho e sei a importância dessa área não só na formação profissional, mas também para a economia, área social, geração de emprego, renda e até no empreendedorismo. Um cidadão com formação profissional tem muito mais oportunidades no mercado de trabalho”, ressaltou Marcos Rocha.
O jovem Gladyston Oliveira Cruz, de 19 anos, estava desempregado quando concluiu o curso de barbeiro com carga horária de 160 horas no Idep. “Hoje estou trabalhando na barbearia da minha família, que existe há mais de 20 anos. Fazer o curso me proporcionou bastante conhecimento e abriu minha visão sobre a profissão. Me instigou a aprender e investir mais nessa carreira” comemora o barbeiro.
OPORTUNIDADES
De 2019 até agora cerca de 22.500 pessoas foram beneficiadas com cursos profissionalizantes (tecnicos, qualificação profissional e formação inicial continuada) em 19 municípios de Rondônia como: Porto Velho, Alto Alegre dos Parecis, Ariquemes, Cabixi, Cerejeiras, Costa Marques, Cacoal, Espigão d’ Oeste, Guajará-Mirim, Governador Jorge Teixeira, Mirante da Serra, Novo Horizonte, Pimenta Bueno, Pimenteiras, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, Santa Luzia d’Oeste e São Miguel do Guaporé.
Entre os cursos presenciais oferecidos estão,: assistente de recursos humanos, penteados, design de sobrancelhas e maquiagem, segurança e saúde do trabalho, cupcakes e pães integrais. Além disso, foram ofertados cursos na modalidade online, com o projeto “Educação sobre rodas”. Nas carretas do Idep são oferecidos cursos nas áreas de panificação e confeitaria, imagem pessoal, frigorífico e piscicultura, e máquinas agrícolas. Somente nas escolas móveis foram ofertadas mais de 1.000 vagas.
O barbeiro Henrique Adriano, de 22 anos, já tinha o próprio negócio e aproveitou o curso de barbeiro do Idep para ampliar a empresa. “Esse curso me ajudou bastante. Com essa especialização também melhorou o atendimento na minha barbearia. Aproveitei a oportunidade porque um curso desse de barbeiro gratuito é muito difícil de encontrar, então me ajudou bastante”, destacou o ex – aluno.
INVESTIMENTOS
“Nos fizemos um investimento significativo na área de educação técnica profissional. Somente nas unidades móveis foram R$ 8.897.000,00 (oito milhões, oitocentos e noventa e sete mil reais), que vão refletir em outros setores do nosso Estado. A educação está envolvida em tudo. Oferecendo essa formação estamos dando a oportunidade para que jovens e adultos tenham mais chances no mercado de trabalho”, destacou Marcos Rocha.
Assessoria