Flamengo e Ceará empataram em 1 a 1, no Maracanã, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro
O Flamengo deixou escapar a chance de diminuir ainda mais a vantagem para o Palmeiras na classificação do Campeonato Brasileiro. Empurrado por 64 mil torcedores no Maracanã neste domingo (04), o Rubro-Negro saiu atrás, mas arrancou um empate em 1 a 1 diante do Ceará, em compromisso pela 25ª rodada.
O gol do Vozão foi marcado por Jô, no fim da primeira etapa. Gabigol anotou no retorno dos vestiários e deixou tudo igual. Os dois atacantes, no entanto, foram expulsos no segundo tempo.
O resultado no Rio de Janeiro mantém a distância de sete pontos entre o líder Palmeiras e o Flamengo.
Mesmo poupando parte dos titulares de olho na partida diante do Vélez Sarsfield, o Flamengo começou o confronto dominando a posse de bola e levando perigo para a defesa do Ceará.
O caminho para o ataque era o lado esquerdo, onde quase sempre se encontravam Ayrton Lucas e Gabigol.
A pressão rubro-negra, no entanto, tinha como grande ‘entrave’ uma defesa ajustada do Vozão no Maracanã, armada pelo estreante Lucho González, que cedia poucos espaços. Em um dos principais lances ofensivos, Diego pediu pênalti por suposto toque de mão do zagueiro Messias após cruzamento, mas o árbitro seguiu a partida.
Ainda que a blitz tenha sido do Flamengo na maioria da primeira etapa, quem saiu na frente no placar foi o Ceará. Roubada de bola dentro da área e lançamento para Mendoza disparar em velocidade. O colombiano avançou e encontrou Jô, que bateu de primeira e venceu Santos para abrir o marcador.
A desvantagem no placar fez o técnico Dorival Junior lançar mão de titulares no retorno para o segundo tempo.
Com Pedro, Everton Ribeiro, Matheuzinho e Vidal, a pressão rubro-negra ficou ainda maior após o intervalo.
E fez efeito com Gabigol.
Cobrança de escanteio, Richard desviou contra o próprio gol e deixou o camisa 9 livre para dar o toque decisivo para as redes. Com a bola na rede, Gabriel superou uma marca histórica de Roberto Dinamite e se tornou o jogador mais jovem a chegar aos 100 gols pelo Brasileirão.
A situação do Ceará ficou ainda mais complicada logo depois, quando Jô foi recebeu cartão vermelho aos 16 minutos após xingar o árbitro durante reclamação por toque de mão de Vidal.
Mesmo com um jogador a menos, o Ceará conseguiu seguiu segurar o ímpeto rubro-negro na reta final, e se livrou de levar a virada ao ver Cebolinha carimbar o travessão nos acréscimos.
Ainda houve tempo para Gabigol ser expulso também após reclamação com a arbitragem.
Situação no campeonato
O Flamengo é o 2º colocado no Brasileirão, com 44 pontos. O Ceará é o 14º, com 28 pontos.
O cara: Gabigol
Chamou a responsabilidade na partida e marcou no início do segundo tempo, quando o time do Flamengo estava atrás no placar. Se tornou o jogador mais jovem da história a chegar aos 100 gols pelo Campeonato Brasileiro, superando marca de Roberto Dinamite. Ainda acabou expulso no fim do segundo tempo.
Foi mal: Marinho
Mais uma partida apagada de Marinho pelo Flamengo. Titular diante do Ceará, ainda segue longe daquele atacante dos tempos de Santos. Deu lugar a Pedro no intervalo.
Próximos jogos
O Flamengo volta a campo na quarta-feira, diante do Vélez Sarsfield, pelo jogo de volta da semifinal da Conmebol Libertadores. O Ceará só atuará novamente no próximo sábado, contra o Santos, novamente pelo Brasileirão.
Ficha técnica
GOLS: Gabriel Barbosa (53′), para o Flamengo; Jô (45′), para o Ceará
Flamengo: Santos; Varela (Matheuzinho), David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar (Matheus França), Victor Hugo (Vidal) e Diego (Everton Ribeiro); Everton Cebolinha, Marinho (Pedro) e Gabigol. Técnico: Dorival Junior.
Ceará: João Ricardo; Nino Paraíba, Gabriel Lacerda, Messias (Lucas Ribeiro) e Bruno Pacheco; Richardson (Sobral), Richard e Vina (Zé Roberto); Stiven Mendoza, Lima e Jô. Técnico: Lucho González.