Atento à necessidade de prestar apoio aos municípios, principalmente em áreas delicadas da Saúde, como o funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o candidato ao governo de Rondônia, coronel Marcos Rocha (44), autorizou repasse de mais de R$ 2 milhões por mês, para Hospitais Municipais de Rondônia, no decorrer do ano de 2022.
O repasse mensal é de R$ 2.197.335,00 (dois milhões cento e noventa e sete mil trezentos e trinta e cinco reais) e corresponde ao atendimento de cerca de 50 leitos de UTI Adulto.
Os leitos estão instalados nas seguintes Unidades de Saúde: Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, no município de Ji-Paraná; Hospital Municipal Sandoval de Araújo Dantas, em Jaru; Hospital Regional de Ariquemes e Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira, no município de Vilhena.
Marcos Rocha explica que de modo geral, impasses financeiros impõem aos municípios dificuldades para a manutenção dos leitos de UTI convencionais. “Por isso o nosso objetivo é fortalecer e ampliar a rede assistencial do Estado, com o aporte financeiro para suplementar a manutenção dos leitos de UTI”, reforça.
Arivaldo Farias da Guarda, 49 anos, necessitou de leito de UTI num momento em que muitas pessoas travavam luta contra um vírus mortal. Foi internado no mês de abril de 2021 e ficou 22 intubado em decorrência dos agravos da covid-19. “Minha família ficou assustada quando fui intubado, mas Graças a Deus fui bem tratado nos hospitais, creio que isso me ajudou”, relata.
No total, Arivaldo Farias ficou 86 dias internado no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), em Porto Velho, fez traqueoscopia e ainda sofre com sequelas da doença. “Até hoje minha voz não voltou ao normal, mas ainda assim agradeço a Deus todos os dias. Vai ser gratidão eterna porque muitos não tiveram a mesma sorte. Primeiramente agradeço a Deus e em segundo aos profissionais de saúde, dos técnicos de enfermagem até os médicos, eles foram fundamentais para minha recuperação. Também agradeço ao nosso governador porque ele foi atencioso. Os recursos vieram e foram aplicados”, explana.
Coronel Marcos Rocha lembra que entre os princípios organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS), a descentralização e regionalização são indissociáveis, assim como a universalidade, integralidade e equidade, no que diz respeito a este modelo de atenção. “É de extrema relevância a manutenção dos leitos de UTI nos municípios, o que garante o fortalecimento da rede assistencial do Estado de Rondônia”, destaca.
CORONEL MARCOS ROCHA:
– Site oficial: https://governadormarcosrocha.com.br
– Site de mobilização: https://euapoio.governadormarcosrocha.com.br
– Facebook (fanpage): https://www.facebook.com/celmarcosrocha
– Instagram: https://www.instagram.com/celmarcosrocha
– Twitter: https://twitter.com/celmarcosrocha
– YouTube: https://www.youtube.com/CelMarcosRocha
– TikTok: https://www.tiktok.com/