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Parceria entre Brasil e EUA

Parceria entre Brasil e EUA

O ano de 2022 tende a registrar recorde no comércio bilateral, atingindo o valor inédito de R$ 80 bilhões em importações e exportações. De acordo com a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil), a projeção se ancora no aumento da demanda e na elevação dos preços internacionais de itens importantes da pauta bilateral.

Segundo a instituição, o Centro-Oeste registra 2,7% da exportação para os Estados Unidos nos primeiros meses deste ano. Em contrapartida, a região Sudeste lidera as vendas com 66,6% e é considerada a principal exportadora, com destaque para produtos siderúrgicos, óleos brutos de petróleo e café não torrado. “Em um cenário externo mais turbulento, Brasil e Estados Unidos têm garantido a segurança no fornecimento de energia e de insumos estratégicos”, informa Paula Reis, gerente regional.

A Câmara Americana de Comércio disponibiliza, trimestralmente, a análise completa dos itens e regiões envolvidas no comércio entre o Brasil e os Estados Unidos. No compilado, é possível compreender a evolução do comércio bilateral assim como os produtos mais relevantes na balança comercial e os principais indicadores econômicos brasileiros e norte-americanos.

Considerada um pólo inovador com o propósito de fomentar o comércio, a Amcham possui mais de quatro mil empresas associadas à matriz, em São Paulo, e às filiais, localizadas em 16 cidades brasileiras.

Com o seu ecossistema bem definido, a organização é uma provedora de conteúdo, assim como uma propulsora das relações entre Brasil e Estados Unidos; uma facilitadora de relações empresariais e de geração de negócios; e, também, uma ponte para o relacionamento dos seus sócios com o governo e outras instituições.

“A Amcham promove diálogos constantes entre as iniciativas público e privada. Neste ano eleitoral, por exemplo, reunimos um conjunto de propostas entregues aos principais candidatos à presidência da República. As propostas estão estruturadas em cinco pilares, considerados essenciais para elevar a competitividade da economia brasileira”, comenta.

No documento, foram indicados aspectos como a relação do Brasil com os Estados Unidos; a inserção global do país; sustentabilidade; melhoria do ambiente de negócios; e transformação digital. Segundo a Câmara, as propostas foram elaboradas de forma completa, reunindo uma visão multissetorial em busca de melhorias para o universo corporativo.

Dentro desse contexto governamental, em parceria com a Accenture, empresa global de serviços profissionais com capacidades líderes em digital, nuvem e segurança, a Amcham lançou o documento “Propostas por um Brasil mais Digital”.

O documento diagnostica que a maturidade digital de um país está intimamente ligada à sua prosperidade econômica e que a maneira como os governos conduzem a transformação digital influencia o quão competitivos os países serão a longo prazo.

Ainda neste ano, outra temática se tornou centro das conversas da Amcham: o networking. Na avaliação da Câmara, após dois anos de pandemia, a conexão humana se tornou um ativo cada vez mais valorizado por líderes e empresas. Nesse âmbito, a organização, que reúne uma base de mais de 170 mil empreendedores e altas lideranças, trouxe essa pauta à mesa brasileira por meio dos eventos realizados pela instituição.

“Nossos encontros e reuniões fechadas tiveram um aumento de procura relevante, especialmente, os que promovem conexão estratégica entre lideranças e os que tratam do tema ESG, Inovação, Transformação Digital, Cultura Organizacional e Gestão de Pessoas”, pontua Paula. Com a atuação da organização, a Amcham foi eleita o ecossistema de inovação mais efetivo do Brasil pelo ranking 100 Open Startups.

Além disso, houve iniciativas variadas que também foram abarcadas nos últimos anos e, sob a liderança de Deborah Vieitas, a primeira CEO mulher da Amcham Brasil, tiveram sucesso nacional. Entre as ações, destaca-se o lançamento do Brasil Pelo Meio Ambiente, plataforma que reúne projetos sustentáveis da iniciativa privada brasileira; e o desenvolvimento do Soma, movimento que mobilizou 180 empresas e mais de R$ 850 milhões em doações para o combate à covid-19.

Três perguntas para Paula Reis, gerente regional da Amcham Brasil

Qual a relevância e abrangência da Amcham?

A Amcham é a maior entidade multissetorial brasileira, e a maior Câmara Americana entre 117 existentes fora dos Estados Unidos. Presente em 16 cidades brasileiras, representa mais de quatro mil empresas no país que juntas somam 1/3 do PIB brasileiro.

Abrão Neto assume a liderança da Amcham em janeiro de 2023. Qual a expectativa com o novo CEO?

A experiência do Abrão Neto reforçará a atuação da Amcham, sobretudo na relação público-privada e em temas de comércio internacional, atração de investimentos, relação bilateral com os Estados Unidos, e ambiente digital, entre outras agendas. Ele traz para a entidade uma combinação de excelência técnica e experiência prática nessas áreas, e seguirá adiante com as transformações organizacionais em curso.

De que forma a Amcham reforça o compromisso empresarial a favor da sustentabilidade?

A Amcham acaba de lançar a versão 2022 do Brasil Pelo Meio Ambiente, plataforma que estará na COP 27, em novembro, no Egito, com o objetivo de apresentar ações e investimentos concretos da iniciativa privada brasileira para a preservação da biomas e reduzir a emissão de gases de efeito estufa, por exemplo. Até o momento, o movimento da Amcham e da empresa global de serviços profissionais com capacidades líderes em digital, nuvem e segurança International Chamber of Commerce (ICC Brasil) já mobiliza mais de 126 práticas ambientais, de 89 empresas diferentes, somando uma previsão de investimentos de 16,5 bilhões.

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