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Portal do Governo Federal soluciona de mais de 81% das reclamações de consumidores de Rondônia

Estado está entre as três maiores médias de solução do país registradas pelo Consumidor.gov.br. A liderança fica com a Região Norte

Os dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) apontam que, em média, 81,02% das reclamações registradas no Consumidor.gov.br, foram solucionadas em Rondônia (RO). Somente neste ano, 4.405 reclamações foram finalizadas na plataforma.

Entre os segmentos de mercado, o maior volume de reclamações se refere a bancos, financeiras e administradoras de cartões, com 1.038 registros. Destes, 81,02% foram solucionadas. Já na segunda posição, está o transporte aéreo (722), seguido das operadoras de telecomunicações (internet, telefonia e tv por assinatura), com 698 registros.

Nos primeiros 10 meses do ano, o índice de reclamações respondidas é outro dado positivo, chegando a 98,77%. Em relação aos problemas mais reclamados, o principal é a dificuldade, atraso na devolução de valores pagos, reembolso e retenção de valores. Em Rondônia, os homens são os que mais registram, com 61,09% das reclamações, enquanto as mulheres respondem por 38,89%.

Ao se considerar o panorama regional, o Norte lidera a maior média de solução de reclamações, chegando a 78,26%. Na sequência, estão as Regiões Sul (78,25%) e Nordeste, com 77,41%.

Nacional

 A plataforma Consumidor.gov.br permite a comunicação direta entre os consumidores e empresas para a solução de conflitos sobre produtos ou serviços adquiridos. O portal é gratuito e possibilita que os consumidores tenham a resolução de conflitos de forma rápida e desburocratizada.

No âmbito nacional, a média de resoluções das reclamações registradas chega a 77,28%, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O montante de processos finalizados é de 6 milhões, no período de junho de 2014 até outubro de 2022.

As principais reclamações são contra empresas bancárias, operadoras de telecomunicação e transporte aéreo, respectivamente. Os problemas mais frequentes são dificuldade/atraso na devolução e oferta não cumprida/serviço não fornecido. O prazo médio de resposta é de sete dias úteis e o índice de resposta é expressivo: 98% das ações. Atualmente, a plataforma tem 4 milhões de usuários cadastrados e conta com a participação de 1.265 empresas.

Como funciona

No Consumidor.gov.br, o registro de uma reclamação ocorre, exclusivamente, a partir da experiência individual do consumidor. Por meio da plataforma, o usuário registra sua reclamação e a empresa responde. Quem diz se a demanda foi respondida ou não, é o cidadão, tendo em vista que o processo é feito 100% online.

O primeiro passo é verificar se a empresa está cadastrada no sistema do Governo Federal.  Após esta etapa, é necessário registrar a reclamação no site e, a partir daí, inicia-se a contagem do prazo de até 10 dias para a manifestação da empresa. Por fim, o consumidor poderá ter a chance de comentar a resposta, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida e, ainda, classificar o grau de satisfação.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

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