Após ter acesso a um vídeo que viralizou no WhatsApp e que mostra um grupo de pessoas removendo uma caminhonete “no braço” para liberar a pista da RO-010, em Pimenta Bueno, a fim de abrir passagem para uma ambulância que transportava um paciente em estado grave, o Folha do Sul Online buscou mais informações sobre o episódio.
Segundo apurou o site, o incidente aconteceu por volta do meio-dia de domingo (11), na RO-010, entrada de Pimenta Bueno.
A reportagem também recebeu a informação de que a caminhonete pertence a um pecuarista de Pimenta Bueno, que alegou ter ficado preso no bloqueio. Apesar do atraso, a ambulância, que pertence à Prefeitura de São Felipe, chegou com o paciente ao Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia (Heuro), em Cacoal.
O Folha do Sul também conversou com a médica de 27 anos cuja voz aparece no vídeo. Ela confirmou que estava acompanhando o paciente, que saiu de São Felipe com suspeita de ter sofrido um AVC.
A profissional de saúde revelou que alguns manifestantes disseram que não iriam permitir a passagem do veículo, sugerindo à médica que voltasse e fizesse um trajeto de cerca de 60 km para chegar até Cacoal.
Neste momento, diante da situação desesperadora, já que o paciente poderia morrer, a jovem profissional começou a gritar. Foi quando pessoas que estavam próximas resolveram retirar a picape “no braço”.
Apesar da situação grave em que relatou, com o idoso registrando 42 batimentos por minuto (quando o normal varia entre 70 e 100), o idoso sobreviveu ao transtorno durante o trajeto, mas está sedado e intubado em Cacoal.
Veja o vídeo:
Fonte: Folha do Sul