Quarta-feira, 25 de setembro de 2024, E-mail: [email protected]
,

InícioAgronegócioRolim de Moura: Secretário de agricultura participa de apresentação de experimento da...

Rolim de Moura: Secretário de agricultura participa de apresentação de experimento da produção de cacau

O secretário municipal de agricultura de Rolim de Moura (RO) Dionísio Pereira Braga, “Goiaba” visitou na último sábado (17) a propriedade do cafeicultor Cláudio Coimbra localizada em Tarilândia, região de Jaru, referência na produção de cacau em Rondônia.

O titular da SEMAGRI informou que o objetivo da visita foi para conhecer a lavoura adensada que produz mais produtos em menos espaço.

“ Temos incentivado nossos produtores a diversificar a produção, pois nosso solo permite várias culturas e trazer a tecnologia de cacau clonal para Rolim de Moura, pois em um hectare é possível cultivar até 3300 plantas com produção de 2,5 ou 03 Kg por planta, podendo chegar até 05 kg, com passar dos anos. Essa lavoura de cacau adensado já está plantada há 03 anos no fazenda que é modelo de produção de cacau no estado”, afirmou o secretário.

Com isso incentivamos o pequeno produtor a cultivar produtos que tenham rentabilidade e os números mostram que plantar cacau e um bom negócio, destaca Goiaba.

Na propriedade referência o senhor Cláudio Coimbra produz cacau convencional há mais de 20 anos e tem nos últimos anos tem inserido a tecnologia no uso de broto basal retirado de plantas extremamente produtivas, que possibilita alta produtividade da cultura. Atualmente está em experimento a produção com espaçamento de 02 mt X por 1.5, possibilitando produzir mais em menos terra.

O secretário lembra que os cafeicultores de Rolim de Moura com apoio do prefeito Aldo Júlio, já fizeram vários visitas a propriedade do senhor Cláudio Coimbra e a SEMAGRI, está sempre em busca de
mais ferramentas para que os agricultores do município possam inserir em suas propriedades a diversificação de produção aumentando a renda e fortalecendo a economia.

Fonte: Floresta Notícias 

Últimas notícias:

Veja mais notícias aqui