Ação faz parte do Projeto “Da Rua para Você” que trabalha a “Valorização do Eu”.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Rolim de Moura (RO), por meio do CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social, em parceria com a Rede Intersetorial, SEMUSA e Sociedade Civil, desenvolveu nesta terça-feira (20), ação de encerramento dos trabalhos de 2022 do projeto “Da Rua para Você” com as pessoas em situação de rua com intuito de trabalhar a “Valorização do Eu”. As ações ocorreram no Centro de Convivência do Idoso.
Foi ofertado café da manhã, banho, disponibilizado roupas; foi ofertado exames e consulta médica, aferição de pressão arterial; teste de glicemia e momento de interação lúdica. Foi desenvolvido uma exposição de fotos de todo trabalho feito pelo CREAS durante o ano com as pessoas em situação de rua.
A Semas informou que que durante este ano o CREAS atendeu 38 pessoas em situação de rua sendo, 13 pessoas permanentimente em Rolim de Moura e 25 pessoas de maneira rotativa. Das quais, duas pessoas foram passar o final de ano com seus familiares e uma pessoa foi internada na Comunidade Terapêutica.
A secretária municipal de assistência social, Sandra Miranda informou que das ações desenvolvidas pelo CREAS, voltados as pessoas em situação de rua destacam-se: Escuta qualificada, encaminhamentos para internação, contato com familiares, oferta de acolhimento na casa de apoio, solicitação se segunda via de certidão de nascimentos, concessão de beneficio de passagem, alimentação e promoção articulada com a Saúde com oferta de consulta médica, teste rápido, aferição de pressão, curativos entre outros.
“Nossa equipe tem feito as ações para oferecer dignidade para pessoas que vivem nessas condições. A nossa gestão que tem como lema gostar de gente tem feito todo o esforço para que esses cidadãos que sofrem algumas discriminações, mas são acolhidos por nossa equipe que oferece muitos serviços e principalmente carinho e respeito. Hoje fizemos esse encontro, uma forma de confraternizar com esses pessoas tão especiais e que precisam do nosso apoio e dentro das nossas forças e possiblidades, nossa equipe faz de tudo e forma mais sublime, os tratando com dignidade e respeitando a história de vida de cada um” afirmou a secretária desejando que todos tenham melhores dias.
Assessoria