Implantado recentemente na gestão do prefeito Adailton Furia, o “Pronto Socorro Odontológico” tem como atribuição atender pacientes que necessitem de socorro urgente e são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde – UBS bem como também atuar com atendimento em casos específicos.
O caso raríssimo de uma bebê que já nasceu com um dente na Unidade Materno Infantil de Cacoal recebeu a devida atenção por parte dessa equipe profissional.
O “dente natal” é um acontecimento extremamente raro de ocorrer, tão raro que ocorre 01 a cada 2 mil bebes sendo mais comum ocorrer em bebes do sexo feminino.
A causa para ocorrência de nascimento de um bebê já com dente ainda é desconhecida, e existem alguns estudos em curso.
Em Alguns casos o dente pode apresentar certa mobilidade devido a raiz não ter se formado corretamente, o que impossibilita dele se firmar no osso. Nesse caso por oferecer risco de o bebê perder o dente e engolir ou aspirar o mesmo se torna uma situação que necessita acompanhamento da equipe profissional do Pronto Socorro Odontológico mediante possibilidade de algo grave ocorrer, por isso é necessária a extração imediata.
Porém a familia (mãe, avó e o pai da bebê que recebeu o telefonema da equipe), não autorizou a extração do dente nativo e a criança está sendo monitorada pela equipe de odontologia pediátrica do Pronto Socorro Odontológico da secretaria municipal de saúde de Cacoal através da Dra Jasmila Palmiere e Dra Meire Souza.
(Ascom/PMC)