A Prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) junto com o Conselho Municipal de Saúde de Rolim de Moura-CMS, realizou nos dias 23 e 24 de março a 9ª Conferência Municipal de Saúde onde foi discutido os seguintes eixos temáticos: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.
O evento foi realizado no Auditório da Faculdade Estácio-FSP e contou com a presença da Secretária de Saúde Lucilene André, da Presidente do Conselho Municipal de Saúde Rosenilda Maria, além de mais de 50 pessoas, entre autoridades públicas, estudantes, lideranças comunitárias e profissionais do setor da Saúde Municipal.
Durante a reunião, profissionais da saúde e a população debateram diversos eixos voltados para a saúde do nosso município, além de realizar um levantamento de propostas que servirão de base para o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos. Também foram encaminhadas moções que serão remetidas ao Conselho Estadual de Saúde.
De acordo com a Secretária de Saúde Lucilene André, o evento é o momento que a população tem para pleitear propostas para melhorar a Saúde em nossa cidade. “Nós precisamos ouvir os usuários da rede municipal de saúde, porque é a partir dessa escuta que temos a oportunidade de levar as demandas de um bairro ou local específico, de identificar os pontos em que precisamos melhorar e manter aqueles que estão dando certo”, destacou a Secretária.
Na oportunidade foram escolhidos os conselheiros e delegados representantes dos usuários do Sistema Público de Saúde e profissionais de Saúde, que representarão o Município na Conferência Estadual de Saúde, explica a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Rosenilda.
As propostas apresentadas e aprovadas na Conferência Municipal serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde, juntamente com todos os demais municípios de Rondônia. As proposições serão deliberadas e encaminhadas para Conferência Nacional de Saúde, instância máxima do movimento coletivo de construção do SUS.
“Em nome do Conselho Municipal de Saúde, agradecemos à Prefeitura, à Secretaria Municipal de Saúde e a todos os representantes da sociedade que estiveram presentes e contribuíram com suas sugestões, propostas e questionamentos na 9ª Conferência Municipal de Saúde em Rolim de Moura”, afirmou Rosenilda.
Assessoria