A Prefeitura de Rolim de Moura (RO), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) comunica a população que reiniciará o trabalho de capturas de animais nas ruas do município.
Então quem deixar animais soltos nas ruas de Rolim de Moura, corre o risco de ter o animal apreendido.
De acordo com a diretora do Centro de Zoonoses, Oneide da Silva, a população tem reclamado muito dos animais que ficam soltos nas ruas, bagunçando as lixeiras e até mesmo colocando em risco a segurança no trânsito.
O animal apreendido é identificado e o proprietário tem 48 horas para retirá-lo do órgão, mediante apresentação de documentos pessoais e pagamento de uma UPF de R$ 114,32 (cento e quatorze reais e trinta e dois centavos). Após o prazo 48 horas, o animal fica sob custódia da prefeitura e posteriormente o animal vai para fila de adoção, quem pretende adotar, tem que pagar uma taxa. Caso ninguém adote, o passo seguinte é a doação, que é entregue a quem se propõe a cuidar do animal sem nenhum custo.
Quero também aproveitar e esclarecer para população que entre outubro de 2022 a março de 2023 foram capturados 182 animais. Dentre esses foram castrados 59 animais entre caninos e felinos e 90 foram tratados, curados, pois estavam doentes, porém, vale lembrar que esses animais são os que vivem abandonados nas ruas. Aqui cuidamos dos animais, na maioria das vezes o animal está com a saúde debilitada, ele recebe todo tratamento dos médicos veterinários do Centro, todo esse trabalho é realizado em parceria, CCZ, Acadêmicos e professores da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, explica Oneide.
Segundo a secretaria de saúde, Lucilene André, os animais que forem capturados e ficarem no local, serão castrados pelos médicos veterinários do órgão e assim evitar a reprodução descontrolada.
Esse serviço de captura é essencial na nossa cidade. Retirar esses animais das ruas é uma questão de segurança pública”, enfatiza o prefeito Aldo Júlio.
O Centro de Controle de Zoonoses de Rolim de Moura está localizado na Rua Urupá, 3400, Bairro Industrial.