Sábado, 23 de novembro de 2024, E-mail: [email protected]
,

InícioPolíciaPrefeito de Candeias do Jamari é afastado do cargo em operação da...

Prefeito de Candeias do Jamari é afastado do cargo em operação da Polícia Civil

O prefeito de Candeias do Jamari (RO), Valteir Queiroz, foi afastado do cargo após uma operação da Polícia Civil contra corrupção, deflagrada na manhã desta quarta-feira (14). De acordo com a polícia, outros três mandados de busca e apreensão também foram cumpridos.

Divulgação/Polícia Civil

Segundo a polícia, a má administração do dinheiro público e o envolvimento da atual gestão em fraudes em licitações, além da não execução de serviços públicos, motivou o início das investigações.

De acordo com a equipe, estão sendo investigados agentes públicos e empresários que inviabilizaram a livre concorrência em processos licitatórios e não cumpriram com a execução dos contratos.

Durante a operação, foi possível identificar a ocultação de valores recebidos de forma ilegal para a aquisição de gado e a ocultação em nome de outras pessoas, caracterizando o crime de lavagem de dinheiro.

Segundo a polícia, as ações permanecem em andamento e todas as medidas foram representadas pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ-RO) que deferiu o afastamento do prefeito.

A prefeitura de Candeias do Jamari emitiu uma nota a imprensa. Veja na integra:

A Prefeiturade Candeias do Jamari recebeu com surpresa, a decisão judicial para o afastamento de Valteir Geraldo Gomes de Queiroz, do cargo de prefeito do Município, por meio da operação “Articulata”, realizada pela (DECOR).

A Prefeitura informa que seguirá colaborando com total transparência com a justiça para elucidação dos fatos, sendo que o Município adotará todas as recomendações judiciais, além dos esclarecimentos necessários. A prioridade da gestão é buscar soluções para que o cidadão e a cidade não sejam prejudicados com a descontinuidade dos serviços.

A Prefeitura agradece o apoio e manifestação da imprensa, pela solidariedade e companheirismo, em um momento delicado, mas que requer transparência e responsabilidade na apuração e a publicação da realidade dos fatos.

A Prefeitura se coloca a inteira disposição da Justiça, tendo plena segurança de que as acusações serão devidamente investigadas e que o gestor público provará sua inocência e voltará ao cargo, que exerce de forma a respeitar a legislação e os princípios éticos e morais, que norteiam as atribuições inerentes a elevada função de Prefeito Municipal.

Portanto, não há que se precipitar nenhum julgamento e aguardemos o desenrolar dos acontecimentos, sendo que os advogados do prefeito Valteir Queiroz providenciam recurso junto ao Tribunal de Justiça de Rondônia, para reverter a decisão que afastou o prefeito do cargo, considerando os reais motivos da denúncia.

A Prefeitura também informa, que não houve nenhuma apreensão de documentos, equipamentos ou quaisquer outros bens públicos e nem busca no gabinete do gestor público ou qualquer outro órgão da Prefeitura. Apenas uma notificação do pedido de afastamento do prefeito, também encaminhado para a Câmara de Vereadores.

Fonte: g1 RO

Últimas notícias:

Veja mais notícias aqui