Domingo, 29 de setembro de 2024, E-mail: [email protected]
,

InícioSaúdeSaúde: Alimentos que podem aumentar o risco de pedras nos rins

Saúde: Alimentos que podem aumentar o risco de pedras nos rins

Saiba o que diz uma investigação.

Pedra nos rins – Elas são bem pequenas, mas desencadeiam um sintoma inversamente proporcional ao seu tamanho, uma dor tão forte que algumas pessoas afirmam ser a pior que os seres humanos podem sentir.

Quem não aprecia alimentos açucarados? Certamente, são uma tentação para a maioria das pessoas. No entanto, infelizmente, um estudo sugere que esses alimentos podem aumentar o risco de desenvolver pedras nos rins. Mais especificamente, o estudo indica que o consumo frequente de alimentos com adição de açúcares eleva o risco desse problema em 40%.

De acordo com Shan Yin, líder do estudo citada pelo The Independent, esta é a primeira pesquisa a estabelecer uma ligação entre esses alimentos e o problema de saúde, embora ainda não explique completamente essa associação.

O estudo analisou mais de 28 mil indivíduos que foram incluídos no Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos. A partir desses dados, os pesquisadores concluíram que “aqueles que obtiveram mais de 25% de sua energia total a partir de açúcares adicionados tinham 88% mais probabilidade de desenvolver pedras nos rins em comparação com aqueles que obtiveram menos de 5% de sua energia total de açúcares adicionados”.

Adicionalmente, os resultados também indicaram que “as pessoas abaixo da linha de pobreza tinham maior probabilidade de desenvolver pedras nos rins quando expostas a maiores quantidades de açúcares adicionados em comparação com aquelas acima ou ligeiramente acima da linha de pobreza”.

No entanto, o pesquisador ressalta que “mais estudos são necessários para explorar em detalhes a relação entre o açúcar adicionado e diversas doenças ou condições médicas”.

Veja Alguns Tipos de Alimentos Que Causam Pedras nos Rins:

  • 1.Sal – Importante para o bom funcionamento do organismo, o sódio deve ser consumido com cuidado. Em excesso, torna-se o principal vilão de muitas doenças, incluindo pedra nos rins. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é consumir no máximo 2 gramas de sal por dia. Alimentos que causam pedra nos rins: é preciso evitar alimentos embutidos e condimentos que passam por processos industriais como linguiças, presuntos, salames, tabletes de temperos e pratos prontos. Estes alimentos possuem grandes quantidades de sódio, que sobrecarregam o funcionamento dos rins e aumentam a quantidade de outros sais na urina.
  • 2.Alimento com Oxalato – Encontrado em diversos alimentos como chocolate, frutos do mar, espinafre, beterraba, amendoim e nozes, o oxalato consumido em grandes quantidades não consegue ser absorvido pelo organismo e acaba sendo eliminado na urina. Se presente em excesso na urina, o oxalato pode unir-se ao cálcio e formar pedras de oxalato de cálcio, o principal tipo de cálculo renal.
  • 3.Carnes em Geral – Outro alimento que causa pedra nos rins se consumido em excesso, é a carne de origem animal. Todos os tipos de carnes incluindo as bovinas, suínas, de frango e de peixes contém a substância purina em quantidades variáveis, que através do metabolismo, transforma-se em ácido úrico. Em funcionamento normal, o rim filtra o ácido úrico, mantendo os níveis equilibrados no sangue, excretando excessos pela urina. Quando há muito ácido úrico na urina, pode ocorrer cristalização, formando as pedras nos rins. Pessoas que formam cálculos renais devem evitar ou ter o consumo de carnes reduzido de acordo com orientações médicas.
  • 4.Comidas Industrializadas – Alimentos prontos industrializados como fast-foods, comidas congeladas, bebidas do tipo “cola”, bolos, salgadinhos, dentre outros são ricos em fósforo. O consumo em excesso destes alimentos resulta em sobrecarga renal e aumenta o aparecimento de pedras nos rins. Além disso, também podem levar à obesidade, que é um fator de risco importante para o surgimento de cálculos renais.

Fonte: NOTÍCIAS AO MINUTO BRASIL

Últimas notícias:

Veja mais notícias aqui