Com objetivo de promover a descentralização momentânea dos atendimentos aos produtores rurais de Rolim de Moura, o Governo de Rondônia promoveu uma ação itinerante no município, entre os dias 3 a 6 de outubro. O evento foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores e contou com ampla programação para atender às demandas relacionadas as Coordenadoria de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural – Comrar, Coordenadoria de Recursos Hídricos – Coreh e a Coordenadoria de Educação Ambiental – Ceam da região da Zona da Mata.
A ação realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, foi baseada na necessidade de oferecer atendimento aos agricultores, produtores rurais, empresários e técnicos. Durante os dias do evento, a Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia – Faperon, lançou o Programa RetifiCAR, criado pela Confederação Nacional de Agricultura – CNA e que visa habilitar os sindicatos de produtores rurais, para auxiliar os produtores na retificação do Cadastro Ambiental Rural – CAR, mediante Termo de Cooperação que envolve a Sedam e a Faperon. Com a iniciativa foram atendidos, aproximadamente, 160 produtores.
De acordo com o coordenador da Comrar, Geovani Marx Rosa, para realizar os atendimentos da Sedam Itinerante, a coordenadoria designou técnicos e analistas para apoiar os produtores rurais nas assistências relacionados ao CAR. “Nossa equipe ofereceu serviços relacionados à alteração de email, acesso à central de comunicação, elaboração do Cadastro, cancelamento de CAR, suporte às notificações, análises e dúvidas relativas aos procedimentos de regularização ambiental do imóvel rural”, explicou.
Conforme a coordenadora da Coreh, Daniely da Cunha Oliveira Sant’Anna, durante a realização da ação itinerante, uma equipe da Coreh também esteve presente, acompanhando processos de outorga de água, e do sistema solar, esclarecendo dúvidas quanto ao cumprimento de pendências e fiscalização. “Estar em contato direto com o usuário de recursos hídricos é muito importante e produtivo. Dessa forma é possível sanar dúvidas dos produtores, bem como, reforçar a importância de estar regularizado e outorgado para exercer sua atividade de forma segura e sustentável”, ressaltou.
Fonte: DA ASSESSORIA PARA O ROLNEWS