Gilson Machado deixou o cargo no Ministério do Turismo para concorrer à cadeira no Senado, mas foi derrotado. Mandato na agência é de quatro anos.
Por g1 DF – O ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) foi nomeado para a presidência da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Embratur. A medida foi publicada nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial da União.
A nomeação ocorre há dois meses do fim do mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL) e vale por quatro anos. Machado deixou o cargo de ministro em março deste ano para concorrer a uma vaga no Senado por Pernambuco, nas eleições de outubro. No entanto, ele não conquistou a cadeira na Casa.
De acordo com a Lei nº 14.002, o ato de nomeação da presidência da Embratur é revogável por uma vez dentro do período do mandato de quatro anos. Dessa forma, é possível que, no próximo mandato de presidente da República, a troca na direção da agência ocorra.
Gilson Machado assumiu o Ministério do Turismo em dezembro de 2020 e, antes disso, já havia sido presidente da Embratur.
O Diário Oficial também traz a nomeação de Silvio Santos do Nascimento, até então presidente da agência, para o cargo de diretor de marketing, inteligência e comunicação da Embratur.