Rolim de Moura registrou nesta quarta-feira (20) uma temperatura de 38° C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O calor e o tempo seco fizeram umidade do ar cair para 19% nesta tarde, um índice considerado crítico para a saúde.
A baixa umidade do ar está em estado crítico desde o início da semana, quando chegou a casa dos 20%. Porém, nesta quarta caiu para 19%. A previsão é de que continue neste patamar até o fim de julho, sem alterações.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o nível ideal de umidade do ar para o ser humano deve ser de 40% a 70%.
A massa de ar seco deve permanecer sobre o estado nos próximos dias, assim como o intenso calor que pode fazer as temperaturas baterem na casa dos 40°C nos próximos dias.
Alerta amarelo
O Inmet chegou a emitir um alerta amarelo devido a baixa umidade do ar. O tempo seco pode causar diversas doenças respiratórias como quadros de rinite, resfriado, gripe e complicar pacientes com sintomas da covid-19.
- Devido a isso, o Inmet orienta as pessoas que:
- Beba bastante líquido,
- Evite desgaste físico nas horas mais secas,
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, ajudam a melhorar o ar respirável, trazendo maior conforto, principalmente, no final de tarde e à noite.
Temperaturas
As temperaturas seguem altas e sem alterações durante a tarde em Rolim de Moura e zona da mata.
As máximas podem chegar aos 39° C de máxima até domingo (24). Já as mínimas durante a madrugada e parte da manhã chegam a 19° C, uma amplitude de 20° entre a máxima e a mínima.
Dados da meteorologia apontam que não há previsão de chuva para a região, pelo menos, até o último dia de julho.
A umidade do ar durante a madrugada pode chegar a 56% e cair para 19% entre as 10hr e às 20hr.
Fonte: TribunaTOP