Sexta-feira, 14 de junho de 2024, E-mail: [email protected]
,

InícioDestaquesCorpus Christi é feriado ou ponto facultativo em Rolim de Moura?

Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo em Rolim de Moura?

imagem-1716817326.webp
Reprodução/Rede Amazônica

O próximo dia 30 de maio é celebrado o dia de Corpus Christi — que significa “corpo de Cristo” e ocorre 60 dias após a Páscoa. Mas, a data é considerado feriado em Rondônia? E em Rolim de Moura?

O dia de Corpus Christi só é considerado feriado se estiver previsto em lei estadual ou municipal, ou seja, cada prefeitura definirá o âmbito da data em seu diário oficial. Vale lembrar que enquanto os feriados nacionais são previstos em lei federal e valem para todo o território nacional, os pontos facultativos só são válidos para os servidores públicos.

Feriado ou ponto facultativo?

O dia 30 e dia 31, que caem na quinta e sexta-feira, não são considerados feriados nacionais.

Entretanto, em Rondônia, através do decreto n° 28.680 do Governo do Estado que estabeleceu os feriados de 2024, o dia 30 de maio é considerado feriado em todo o estado.

Já em Rolim de Moura, o dia 30 também entra no calendário de feriados estaduais. E para os servidores públicos, a sexta-feira (31) é considerado ponto facultativo pela prefeitura municipal.

Festividades de Corpus Christi

O dia de Corpus Christi é uma tradição da Igreja Católica que celebra a Eucaristia ou comunhão. Em latim, Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”, e é justamente o que a festa da Igreja Católica celebra nesta data.

A celebração de Corpus Christi acontece sempre em uma quinta-feira porque faz alusão à Quinta-feira Santa, que acontece três dias antes da Páscoa, e remete à eucaristia, feita por Jesus exatamente naquele dia da semana.

Em várias cidades brasileiras, fieis seguem uma tradição portuguesa de confecção de grandes tapetes em espaços públicos. Os painéis são feitos de serragem, sal ou outros materiais coloridos que formam desenhos com referências bíblicas.

Os encontros costumam começar na noite anterior e terminam no dia de Corpus Christi com a celebração da comunhão em grandes missas.

Fonte: Da redação TribunaTOP, informações g1 RO

Últimas notícias:

Veja mais notícias aqui