Um Resumo História Da Igreja Adventista De Alta Floresta D’oeste/Ro
No ano de 1895 foi fundada a primeira igreja adventista no Brasil, na cidade de Gaspar Alto/SC, semente para a proliferação do evangelho no país.
Como fruto da semente do evangelho, 88 anos depois, nasce a primeira igreja Adventista em Alta Floresta D’Oeste/RO, movida pela determinação de Cristo: “IDE E FAZEI DISCÍPULOS”.
COMO TUDO COMEÇOU:
Nos idos do ano de 1980, mais precisamente no mês de outubro, vindo da cidade de Brasília, Distrito Federal, chega nestas terras FELICÍSSIMO FARIAS DA SILVA e começa a desbravar suas terras onde seria fundada a futura cidade.
Um homem reconhecido pela bondade de seu coração, que não media esforços em ajudar todos os que o procuravam, especialmente os irmãos de fé que por aqui quisessem se instalar.
Naquela época, Manoel de Paula, um fiel servo do Senhor, já residia na linha 47,5, km 10, tendo ali construído uma igrejinha de pau a pique, onde ele e sua família, entre outras pessoas que residiam na região, se reuniam para adorar, entre elas, aos sábados, Felicíssimo e sua esposa.
Onde seria estabelecida posteriormente a área urbana de Alta Floresta, Felicíssimo encontrou-se com Josias, um adventista que afirmava estar desanimado, pois aqui não havia igreja para adorar, tendo Felicíssimo o incentivado a persistir na fé, conselho acolhido por Josias, que posteriormente participaria da construção da primeira igreja.
Algum tempo depois, chega por aqui a irmã Ana Medeiros, seu esposo conhecido por Zé Careca e os filhos, vindo a instalar-se às margens do Rio Branco. Assim, as famílias de Felicíssimo e de Ana, combinaram de se reunirem para adorar juntos, aos sábados, ora na casa de uma ora na casa da outra, cerca de 4 (quatro) quilômetros de distância.
Nessa época, o único pastor na região era o Pastor QUARUP REIS, o qual residia na cidade de Cacoal e atendia toda a região, percorrendo mais de 100 (cem) quilômetros para atender aos irmãos de Alta Floresta. Um servo de Deus com o DNA voltado para a missão de visitar e angariar soldados para a obra de Deus.
Entre os pioneiros que já habitavam por aqui e outros que iam chegando naquela época, estavam JOAQUIM FRANCISCO DA SILVA, ANTÔNIO LOUREIRO, ARNALDO MERLIM, ABNAIR AMORIM, DAVID MESSIAS DOS SANTOS, SEBASTIÃO DA SILVA, ILSON RODRIGUES MELO, JOEL DE OLIVEIRA, MACIMO FRANCISCO MAIA, MANOEL
TOMÉ DOS SANTOS, PAULO ERNESTO WALTER os quais tiveram grande parcela de contribuição para a causa de Deus em Alta Floresta.
Ao final do ano de 1982, FELICÍSSIMO estava em uma plantação de milho, em sua propriedade , atualmente Av. Bahia, quando recebe a visita de JOEL DOS SANTOS, ONOFRE JANUÁRIO DA SILVA e ANTÔNIO ARMI SOBRINHO, aos quais revela ter um sonho de, naquele exato local, construir uma igreja Adventista. Diante disso, todos se ajoelham ali, e Antônio Armi eleva aos céus um prece para que Deus abençoe aquele local e torne o sonho da construção da igreja uma realidade.
Pouco tempo depois, com o esforço de FELICÍSSIMO, que além de doar o terreno doou toras de madeira para a confecção de tábuas e do madeiramento, com o apoio de MANOEL DE PAULA, GENECI, JOSIAS do Bazar Marisa, JOAQUIM, ONOFRE, entre tantos outros valorosos voluntários, começa a construção da igreja e, em meados do ano de 1983 o sonho se concretiza, com a inauguração da primeira igreja da cidade de Alta Floresta D’Oeste. Enfim, aqueles que aqui residiam tinham uma casa de exclusiva adoração a Deus.
Além da grande migração para Rondônia à época, o que fazia com que muitos adventistas por aqui chegassem de todos os cantos do país, nossos queridos pioneiros tinham como principal característica, o sentido de missão, a fervorosa pregação do evangelho, Com isso, agraciados pela atuação do Espírito Santo, muitas e muitas pessoas foram trazidas aos pés de Jesus.
Assim, não demorou muito para que a igreja ficasse pequena, tendo SEBASTIÃO DA SILVA, popular TIÃOZÃO, sugerido e se engajado na ampliação da igreja recém construída, novamente, mediante um mutirão de pessoas focadas no cumprimento da obra de Deus.
A igreja crescia e DAVID MESSIAS, um homem cujo coração batia em notas musicais, organizava coral, conjunto, quarteto, os quais envolviam grande parte dos membros, fazendo com que o nome de Deus fosse adorado e exaltado através da música, o que certamente influenciou nos atributos musicais que permanecem até os dias de hoje nas Igrejas Aventistas locais.
Segundo relata FELICÍSSIMO, na mesma época da construção da igreja, IZIDORO STEDILE, então Administrador Distrital, o chamou para dizer que lhe dariam outra terra, pois a nova cidade seria construída sobre suas terras. Nosso pioneiro aceitou, mas impôs uma condição: QUE FOSSE SEPARADO UMA ÁREA PARA A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA ADVENTISTA, CASA PASTORAL E UM CAMPO PARA RECREAÇÃO, o
que foi aceito pelo administrador. Assim, um grupo formado por ILSON, DAVI MESSIAS, ELEAZAR, ANTÔNIO ARMI, GEDEONI, entre outros,
sob o comando de FELICÍSSIMO, vieram ao local onde nos reunimos neste momento e fizeram a demarcação. Temos aqui um quarteirão inteiro, fruto do amor de alguém pela igreja de Deus, alguém que tem os olhos e o coração voltados para as coisas celestiais.
Vinte (20) Servos do Senhor dedicados ao Ministério Pastoral estiveram conosco em todos estes anos, sendo eles 1 – KUARUP REIS, 2 – ADALMIRO ANDRADE, 3 – FRANCISCO O. FERREIRA, 4 – GILMAR SIQUEIRA, 5 – NATANAEL PIMENTEL, 6 – SIDNEY HEBER FRANCO, 7 – SÉRGIO SILVA RODRIGUES, 8 – NEEMIAS SOUZA DOS SANTOS, 9 – JHON BEZERRA, 10 – ADEMIR FIRME, 11 – JOSÉ MARCOS LORCA, 12
– LUIZ FERNANDO CARDOSO, 13 – MÁRCIO JHONES, 14 – MARCOS SOUZA, 15 – PAULO QUEIROZ, 16 – OTHONI VINÍCIUS, 17 – DIRCEU DOS SANTOS, e atualmente 18 – GILBERTO SANTANA e 19 – JHONATA
PLASTER. Onde quer que estejam, Deus derrame benção sem medida sobre estes homens, pela contribuição para que chegássemos até aqui como igreja.
Como fruto da atuação de homens e mulheres devotados à obra do Mestre, atualmente Alta Floresta possui 11 igrejas e conta com mais de 700 membros. São elas: Vila Marcão, Novo Tempo, Izidolândia, Caminho a Cristo, Central, Santa felicidade, Princesa Isabel, É hora de viver, Canaã Geaze, Boa esperança e Bela vista.
AOS VIVOS:
Aos Patriarcas, FELICÍSSIMO, DAVID MESSIAS DOS SANTOS, JOEL DOS SANTOS, ONOFRE JANUÁRIO e ANTÔNIO ARMI, que hoje
aqui estão, nosso reconhecimento e gratidão. Certos de que esta homenagem em nada se compara a recompensa que Deus lhes tem reservado.
AOS QUE NOS DEIXARAM:
Quanto aos que não estão mais entre nós, dirigimos nossa demonstração de gratidão às suas famílias, das quais muitas participaram ativamente no trabalho de seus patriarcas em prol da obra. Deus os guarde sob suas asas, os mantenha firmes na esperança da breve volta de Jesus e no grandioso reencontro, onde congregaremos juntos pela eternidade e nunca mais diremos adeus a alguém que amamos.
Hoje, nosso pioneiro FELICÍSSIMO FARIAS DA SILVA completa 100 anos de bençãos, uma vida de abnegação em fazer a obra e a vontade de Deus. Um homem que ao ser questionado sobre qual seu maior sonho, emocionado responde: “ver Jesus voltar e reencontrar minha amada esposa, com quem completaria 69 anos de casado no próximo mês de abril”.
Por fim, Deus é o maior conhecedor dessa história e poderia contá-la de uma forma perfeita, muito mais detalhada do que foi aqui apresentada. Rogamos a ele que em sua perfeição, galardoe adequadamente a cada um que participou do sonho que hoje completa 40 anos de realidade.
DEUS SALVE OS NOSSOS PIONEIROS,
GUIE AQUELES QUE DÃO CONTINUIDADE A OBRA POR ELES INICIADA,
E CONTINUE A CONDUZIR ESTA IGREJA, ATÉ O CÉU.