Segunda-feira, 20 de maio de 2024, E-mail: [email protected]
,

InícioGeralIgrejas evangélicas são as que mais cresceram no Brasil na última década

Igrejas evangélicas são as que mais cresceram no Brasil na última década

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus foi a que mais cresceu na última década

Templo sede da Assembléia de Deus em Rolim de Moura
Templo sede da Assembleia de Deus em Cacoal

O censo realizado em 2010 já projetava que até 2032 o Brasil passaria de um País católico para uma nação evangélica. Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos da Metrópole, da USP, igrejas evangélicas abriram cerca de 17 novos templos em média, diariamente, no Brasil em 2019.

Na última década, a igreja evangélica que mais cresceu foi a denominação Igreja Evangélica Assembleia de Deus, que abriu quase 10 mil tempos de 2010 até 2023. Também estão na lista das 5 igrejas evangélicas que mais cresceram: Congregação Cristã no Brasil, Igreja Cristã Maranata, Igreja Universão do Reino de Deus e Igreja Mundial do Poder de Deus.

Mesmo sem os dados consolidados do atual censo do IBGE sobre religião, é possível constatar esse crescimento através das últimas eleições. O Blog De Dados em Dados, no Estadão, e produzido por Bruno Soller, mostra que mais de 30% dos eleitores se definem como evangélicos.

Até por isso, houve um crescimento também de representantes desse grupo dentro dos parlamentos brasileiros. Hoje, cerca de 20% dos deputados federais na Câmara e 16% dos senadores pertencem a vertentes evangélicas, que são muito ligadas a pautas de costumes, como a questão do aborto.

O voto dessa classe ainda é um mistério para os analistas, pois não existe uma coesão de pensamentos. Em 2014, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, Dilma venceu com boa margem. Em 2018, Bolsonaro ganhou com mais de 70% dos votos e, em 2022, apesar de vencer, Bolsonaro recuou mais de 15% no total.

Afinal, o que esperar de um Brasil cada vez mais evangélico? O que muda na sociedade brasileira com o crescimento desse dogma na política? No ‘Estadão Notícias’ de hoje, vamos conversar sobre este assunto com Sérgio Ribeiro dos Santos – coordenador e professor nos cursos de História e Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Pesquisa feita pelo Centro de Estudos da Metrópole, da Universidade de São Paulo (USP)

Produção/Edição: Gustavo Lopes, Jefferson Perleberg e Gabriela Forte (Estadão)

Últimas notícias:

Veja mais notícias aqui