O último debate da TV Rondônia (Rede Amazônica) mostrou de lealdade à lavagem de roupa suja de quase 2 aliados.
O Governador Marcos Rocha, que busca a reeleição, citou 10 vezes o nome do Presidente Jair Bolsonaro e seu alinhamento nesses 3 anos e 9 meses de parceria. Resumiu sucintamente as ações do seu Governo nos temas debatidos, destacando a saúde na pandemia, a valorização dos servidores públicos, emprego e renda, e a principal vitrine do Governador que busca a reeleição: O Programa Tchau Poeira.
Os quase 2 aliados, Léo Morais e Marcos Rogério, que flertaram um possível casamento ainda antes das eleições, entraram em guerra ainda no primeiro bloco do debate. Léo Moraes disse que Marcos Rogério é um Judas Iscariotes da Direita, que trilhou na Esquerda durante os Governos Lula e Dilma, inclusive que os elogiou. Léo Moraes também salientou que Marcos Rogério votou contra as principais pautas da Direita e dos bolsonaristas: 1. A CPI da Lava Toga. 2. A nova Lei de Improbidade Administrativa. 3. A Lei das Fake News.
Durante a exibição do quarto bloco do debate, os aliados nas redes sociais do candidato Léo Moraes, colocaram um vídeo de 2014 onde o então deputado federal pelo PDT, Marcos Rogério, faz declaração de apoio à Dilma Rousseff, presidente na ocasiãom
Nos segundo e terceiro bloco os candidatos Marcos Rogério e Léo Moraes novamente se “estranharam”. Enquanto um atacava o outro de ser esquerdista, o Governador Marcos Rocha foi agredido pelos candidatos e respondeu a cada um sem nenhum momento descer o nível. O Governador Cel. Marcos Rocha, que busca à reeleição, buscou apresentar suas ações enquanto gestor e como pretende dar continuidade se reeleito for.
Os candidatos Léo Moraes e Marcos Rogério focaram em se agredirem mutuamente, não trazendo as propostas dos seus planos de Governo para a população rondoniense.
Nas redes sociais, termômetro do pós-debate, houve muita queixa por parte da elaboração das perguntas, o ritmo dos candidatos e principalmente a ausência de propostas pelos candidatos que se orquestraram em fazer ataques mútuos. Um dos piores debates da história política de RO, sem sombras de dúvidas.
Primeiro bloco: candidatos perguntaram entre si com temas livres;
Segundo bloco: perguntas entre candidatos com temas determinados;
Terceiro bloco: perguntas com temas livres;
Quarto bloco: temas determinados;
Quinto bloco: considerações finais.
Estiveram presentes nos estúdios da emissora, em Porto Velho, os postulantes Coronel Marcos Rocha (União Brasil), Daniel Pereira (Solidariedade), Léo Moraes (Podemos), Marcos Rogério (PL) e Pimenta de Rondônia (PSOL). O programa foi mediado pelo jornalista Júlio Mosquéra, da TV Globo.
Fonte: Victoria Bacon é Jornalista em Rondônia desde 2004. Atuou como Colunista, Redatora e Apresentadora nos mais conceituados e renomados sites e jornais eletrônicos de Porto Velho.