Na última semana, Mileni Mota realizou a entrega pessoal da antologia Navegar é Possível à diversas autoridades e instituições de Rolim de Moura. Mais que um livro, a obra representa um manifesto de resiliência, coragem e solidariedade, reunindo relatos de 91 mulheres de 13 estados brasileiros.
A coletânea foi organizada pela Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil (AJEB/SP e AJEB/Nacional), com o apoio da AJEB/RO, e busca inspirar e promover reflexões sobre a vida e a trajetória de mulheres de todo o país.
Durante a entrega, Mileni ressaltou o papel transformador da literatura. “É uma honra compartilhar parte da minha história em uma prosa poética, ao lado de mulheres que buscam levar, através da literatura, histórias inspiradoras e reflexões sobre a vida”, afirmou.
Entre os destinatários da obra estavam o Secretário de Educação, Wander Barcelar, o Chefe de Segurança da Penitenciária Regional, João Batista Pereira, e outras lideranças educacionais, como Marilisa Peres (FAROL), Flankileia Lima (Faculdade Estácio), Mayra Araguaia (UNIR), e Nelson Costa (UNIFAEL), além de sua amiga de longa data, Luzinete Severiano Martins do Santo.
A entrega em Rolim de Moura sucede o lançamento da antologia na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, onde Mileni compartilhou sua trajetória e reforçou o valor da literatura na valorização das experiências de vida. “Contar minha história ao lado de pessoas tão inspiradoras me motiva a seguir em frente e a continuar promovendo a cultura”, acrescentou.
Com esta iniciativa, Mileni Mota reafirma seu compromisso com a cultura e a literatura brasileira, esperando que a antologia Navegar é Possível fortaleça laços comunitários e inspire reflexões sobre a diversidade de experiências que moldam a identidade de cada pessoa.