O Ministério Público de Rondônia lançou na manhã desta segunda-feira (21/11), no auditório do edifício-sede da Instituição, a campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres”, com o objetivo de sensibilizar a sociedade, promovendo um debate sobre as formas de violência contra as mulheres em todo o mundo.
Idealizada e executada pela Ouvidoria das Mulheres, em parceria com o Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NUVID), a Comissão de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, o Centro de Apoio Operacional Unificado (Caop-UNI) e as Promotorias de Justiça com atribuições no Combate ao Racismo e Violência Doméstica, a mobilização contará com divulgação nas redes sociais da Instituição, e de forma física, com distribuição de cartazes e marcadores de páginas contendo informações sobre os tipos de violência e o violentômetro, um gráfico que indica os níveis de violência de acordo com a gravidade do abuso.
Integraram a mesa durante o lançamento, o Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico, Procurador de Justiça Eriberto Gomes Barroso, o Corregedor-Geral do Ministério Público de Rondônia, Procurador de Justiça Claúdio Wolff Harger, a Ouvidora-Geral do Ministério Público de Rondônia, Promotora de Justiça Andréa L. Damacena F. Engel, a Promotora de Justiça Tânia Garcia Santiago, a Promotora de Justiça Lisandra Vanneska Monteiro Nascimento Santos, a Promotora de Justiça Edna Capeli Oliveira, a Presidente da Comissão de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, Promotora de Justiça Flávia Barbosa Shimizu Mazzini, a Primeira-Dama do Município e Deputada Estadual eleita, Ieda Chaves, e a Diretora-Geral do Grupo B&A, representante do O Boticário em Porto Velho, Patrícia Curi.
Na ocasião, a Ouvidora-Geral do MPRO, Promotora de Justiça Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel, destacou a importância da ação, focada no diálogo e troca de ideias, com uma campanha que conseguisse de fato alcançar o maior número possível de mulheres vítimas. “A mobilização busca contribuir de forma efetiva para mostrar para as mulheres que elas não estão sozinhas, e que elas não só podem, mas devem sair da situação em que se encontram. O MP de Rondônia, por meio da Ouvidoria das Mulheres e das Promotorias de Justiça com atribuição na violência doméstica e familiar, pode ser um caminho, uma porta de entrada a ser procurada, visando quebrar o ciclo da violência em busca da libertação”, afirmou.
Em sua fala, o Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico, Procurador de Justiça Eriberto Gomes Barroso, lembrou o trabalho incansável que vem sendo desenvolvido em prol da proteção da mulher no estado de Rondônia, enaltecendo a luta e os atos de coragem realizados pelos grupos ativistas de defesa da mulher.
O Corregedor-Geral do Ministério Público de Rondônia, Procurador de Justiça Claúdio Wolff Harger, parabenizou a iniciativa e evidenciou o comprometimento e ativismo da Instituição, que é destaque em cenário nacional, especialmente voltado para a defesa da mulher.
Na oportunidade, a Diretora-Geral do Grupo B&A, representante do O Boticário em Porto Velho, Patrícia Curi, agradeceu pela participação da empresa na campanha como terceiro setor, ação de suma importância que aborda um tema que merece total reflexão e apoio, para que junto se consiga êxito.