De acordo com a Ecoporé, por meio do projeto Viveiro Cidadão, a iniciativa vai apoiar a implantação de 100 quintais produtivos em propriedades rurais de Rolim de Moura (sede da organização) e nos nove municípios vizinhos. O programa realizará a doação de mudas e assistência técnica e extensão rural. A ação é voltada para a promoção da melhoria da renda e autonomia de mulheres e jovens rurais, com foco em populações negras e/ou comunidades tradicionais.
O QUE É UM QUINTAL PRODUTIVO?
Conforme a Ecoporé, entende-se por quintal produtivo a área que fica nos arredores das casas que geralmente é usada para o cultivo de frutas, verduras, e plantas medicinais e para a criação de pequenos animais. Esses espaços são manejados, na maioria dos casos, pelas mulheres, que aliam a atividade produtiva aos cuidados da casa e educação dos filhos.
De acordo com a Ecoporé, nas duas edições anteriores, o projeto Viveiro Cidadão doou mais de 136.800 mudas de 79 espécies frutíferas, medicinais e florestais destinadas à implantação ou enriquecimento de quintais produtivos de mulheres e jovens.
COMO PARTICIPAR?
As interessados em participar, devem se cadastrar junto à equipe técnica da Ecoporé até o mês de abril, através do telefone ou WhatsApp (69) 98482 – 6599 , ou diretamente no viveiro da instituição, situado na RO-010 – km 5,5, saída para Novo Horizonte, em Rolim de Moura.
O QUE É A ECOPORÉ?
Em 1988, um grupo de pessoas preocupadas com o modelo de desenvolvimento territorial, que culminou na derrubada da floresta em áreas de ocupação agropecuária no estado de Rondônia, uniram-se para fundar a Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé, com objetivo de legitimar e dar voz às suas ações em prol da preservação de áreas florestais estratégicas, bem como da conservação ambiental visando o desenvolvimento sustentável e manutenção das atividades produtivas.
Inicialmente estabeleceu sua sede no interior de Rondônia, no município de Rolim de Moura. No ano 2000, transferiu sua sede para a capital Porto Velho, mantendo a filial no interior, onde atualmente mantém um dos maiores viveiros florestais de Rondônia, destinado a produção de mudas para recuperação de áreas alteradas.
Fonte: Segundo News
Foto: Divulgação Ecoporé