Nos próximos meses, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deve divulgar um novo marco regulatório voltado ao transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros. De grande relevância para um setor já muito atingido durante a pandemia, o novo marco deve buscar corrigir distorções e incorporar de forma mais agregadora as últimas decisões do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema.
A própria ANTT reconhece a urgente necessidade dessa nova proposta de regulação ao setor que se encontra em grave desiquilíbrio, visto que a maior parte da sua regulamentação foi implementada quando ainda surtia efeito o sistema de permissão como único instrumento de delegação da prestação de serviços de transportes rodoviário interestadual e internacional de passageiros.
A Anatrip (Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros) – uma das principais entidades representativas do setor – vem há tempos alertando para a importância de reequilibrar o transporte rodoviário de passageiros. A antiga minuta do marco regulatório não contemplava a viabilidade econômica da linha, ou seja, não estava considerando realizar estudos de sobreposições horizontais de mercados.