Visando desarticular um grupo criminoso responsável pela falsificação de diplomas de cursos universitários, a Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (26), a operação “DESVALIA”. De acordo com a PF, foram cumpridos sete mandados de busca, expedidos pela Justiça Federal de Vilhena, em sete locais de Rondônia, Mato Grosso e Distrito Federal.
Conforme informou a Polícia Federal, a investigação do esquema teve início após a informação de que alunos do curso de mestrado de uma faculdade particular de Rondônia haviam recebido diplomas falsos, com selos de validação de instituições públicas também falsificados. Ainda, segundo o órgão, o esquema envolvia inclusive a criação de sítios na internet para conferência da autenticidade dos diplomas, tudo com o objetivo de manter a aparência de veracidade dos diplomas.
Os investigados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de estelionato (Art. 171, do CP) e uso de documento falso (Art. 304, do CP), cujas penas somadas podem chegar a 11 (onze) anos de prisão.
NOME DA OPERAÇÃO
O nome da operação faz alusão ao fato de os diplomas falsificados não possuírem qualquer valor.
Fonte: Segundo News, com informações da PF
Foto: Divulgação PF