A Dengue, a Chikungunya e a Zica são doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti e isso requer, de toda a sociedade, ações rigorosas para remover os criadouros em todas as casas e terrenos baldios.
A prefeitura de Cacoal, além de incentivar a população a participar de um verdadeiro mutirão contra focos do mosquito, também realizará a remoção de lixo e móveis descartados em todos os bairros da cidade, a começar pelo Jardim Clodoaldo, no próximo dia 17 de janeiro, e no Centro, no próximo dia 20.
Galhos de árvores, gramas, madeira e material de construção não serão recolhidos pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
Os moradores devem respeitar a data anunciada para colocar o material ao alcance das equipes que irão recolher o material. Embora a coleta tenha início dia 17, pode ser que em algum ponto do bairro atrase um dia ou dois, mas o material já deve estar disponível. Todos devem colaborar, pois a eliminação do mosquito é fundamental para o fim desse surto.
O recolhimento, por parte da Semosp, contudo, não elimina a responsabilidade de donos de casas e terrenos baldios de também adotarem medidas para combater o mosquito. Cada morador deve lacrar fossas e caixas de água, limpar calhas e evitar que utensílios que sirvam como acúmulo de água estejam expostos.
SEMUSA
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) pede a colaboração de cada cidadão para que procure imediatamente as unidades de saúde em caso de sintomas de Dengue, Zica ou Chikungunya para fazer a notificação.