No dia 1º de outubro de 2023 acontecerão as Eleições Unificadas dos Conselhos Tutelares em todo Brasil, das 8h às 17h. Em Rolim de Moura (RO) 23 candidatos concorrem ao cargo. Serão eleitos 5 titulares e 5 suplentes. Os 23 candidatos estão autorizados a realizar propaganda eleitoral até o dia 30 de setembro. Cada candidato possui um número que deverá ser digitado na urna eletrônica no momento da votação. Os eleitos vão exercer mandatos durante o quadriênio de 2024/2027.
Serão dois locais de votação no município, na Escola Candido Portinari em Rolim de Moura e no Distrito Nova Estrela a votação ocorrerá na escola José Rosales.
A Justiça Eleitoral apoiará o pleito com o empréstimo de urnas eletrônicas e treinamento dos Mesários. O eleitor deverá comparecer ao local de votação com documento oficial com foto.
A Presidente do CMDCA, Fernanda Natália Sol, destaca que o Conselheiro Tutelar é imprescindível no auxílio ao Poder Público na proteção da criança e adolescente, além de ter a missão de salvaguardar as crianças de qualquer forma de negligência, exploração ou crueldade. Portanto, é fundamental que a sociedade participe da escolha, por meio do voto, e escolha aqueles mais capacitados para exercer a função em benefício das crianças e adolescentes.