No mês de outubro terá início oficialmente o projeto de castração gratuita de cães e gatos no município de Rolim de Moura
O projeto é gratuito para famílias de baixa renda, cadastradas no CadÚnico com o Número de Identificação Social (NIS). A iniciativa é inédita no município e busca evitar a procriação descontrolada e a propagação de zoonoses.
O serviço para cadastrar os animais já está disponível e está sendo realizado no CCZ – Centro de Controle de Zoonoses de segunda à quinta-feira, das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00.
Segundo o prefeito Aldo Júlio, o município disponibilizará uma Van para dar assistência para as famílias levar os animais na Fazenda Experimental do Km 15 na saída para Ji-Paraná, onde acontecerá as cirurgias.
O projeto isenta o tutor de custos, viabilizando uma castração de qualidade para os animais com donos sem condições financeiras de fazerem o procedimento de forma particular, destaca o prefeito.
A castração é para cães e gatos, tanto machos quanto fêmeas, de todos os portes. A prestação de serviço é uma parceria da Prefeitura de Rolim de Moura , por meio da Secretaria de Saúde com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) campus de Rolim de Moura, enfatizou o professor e Médico veterinário, Dr. Ivan Santos.
A secretária de saúde, Simone Paes, esclarece que no Centro de Zoonoses serão esterilizados apenas os animais que perambulam pelas ruas para diminuir a superpopulação de animais de rua, além de conscientizar a população sobre o crime de maus-tratos contra animais.
Ainda de acordo com a diretora do Centro de Controle de Zoonoses, Oneide da Silva, as famílias interessadas castrar os animais é preciso levar os documentos pessoais para efetuar o cadastro.
Fonte: Assessoria